segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Zito fala de rompimento com Chiquinho em Codó

O prefeito de Codó, Zito Rolim (PV), falou pela primeira sobre o rompimento político com o ex-padrinho, empresário Chiquinho Oliveira. No mês passado, o empresário ocupou uma rádio na cidade para criticar o agora ex-aliado. Os dois eram amigos há 40 anos.

Zito contou ao blog, durante a festa realizada pela governadora Roseana Sarney após a diplomação há duas semanas, que na entrevista à emissora Chiquinho disse que “não concordava com a forma como nós estávamos administrando”.

As críticas de Chiquinho à administração Zito não passam de desculpa. O que ele quer mesmo é lançar o filho Francisco Nagib (PV) à prefeitura. “Se ele (Nagib) quiser ser (candidato) ele será. Nunca quero ser ingrato ao apoio que ele (Chiquinho) me deu”, afirmou o prefeito.

Segundo Zito, Nagib deve deixar o PV em 2011 para poder ser candidato. O partido na cidade é comandado pelo prefeito. Ele também negou que o rompimento tenha a ver com uma desavença entre suas mulheres, segundo versão que circula nos meios políticos da capital. “Isso é fofoca”, desconversou.

Durante a conversa com o blog, Zito quis minimizar a crise com o padrinho, que é mais séria do que parece. Chiquinho chegou a aparecer na festa, mas assim que avistou o prefeito deu meia volta e foi afogar suas mágoas no apartamento do senador Edison Lobão (PMDB).

O rompimento pode favorecer o grupo do ex-prefeito Biné Figueiredo. Biné e o filho, o deputado Camilo Figueiredo (ambos do PDT), teriam um acordo velado com o ex-deputado Ricardo Archer (PMDB).

Nas eleições 2008, o grupo de Zito acusou Ricardo de lançar a ex-mulher, a ex-deputada Cristina Archer (PTB), como “laranja” de Biné. A candidatura dela tirou votos do hoje prefeito.

“Isso é especulação. Política é momento”, contestou Themis Araújo, ex-miss Maranhão em 1975 e irmã do cantor Gerude, também presente à festa. Ela articula uma dobradinha com os Archer em 2012. Pode emplacar como candidata a vice-prefeita. Themis é ex-mulher do ex-deputado Antonio Joaquim e já foi vice-prefeita de Biné. Em 2008, foi candidata a vice de Cristina Archer e nas eleições de outubro concorreu a uma vaga à Assembleia Legislativa, sem sucesso.

Apesar das negativas, aliados do prefeito contaram não terem visto na cidade “um cartaz de Ricardo Archer Filho com Roseana nas eleições passadas”. O mesmo pode se dizer de Chiquinho. No auge da campanha, ele abriu as portas de sua empresa para Flávio Dino (PCdoB) pedir votos.

É nesse intrincado jogo que caminha a política em Codó.

Do blogdodecio

Nenhum comentário:

Postar um comentário