segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Manifesto reivindica avanços para as Políticas de Juventude no Governo Dilma

Ativistas lançaram manifesto por “uma nova geração de políticas públicas de juventude” para o Brasil. Assinam o documento – que está aberto para adesões – integrantes do Conselho Nacional (Conjuve), de conselhos estaduais e municipais de juventude, pesquisadores do tema, gestores públicos, juventudes partidárias e lideranças de movimentos de juventude de todo país.

O manifesto reivindica que o próximo governo garanta a estruturação de um Sistema Nacional de Juventude com articulação entre União, Estados e municípios, confira status de Ministério à Secretaria Nacional de Juventude, assim como aconteceu com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM); e amplie a democracia participativa através do fortalecimento do Conjuve, da Rede de Conselhos e da realização da 2ª Conferência Nacional de Juventude.

O documento aponta, ainda, a necessidade de uma política de juventude transversal, com caráter interministerial e indica linhas gerais e metas a serem alcançadas nas áreas de educação, trabalho, inclusão, acessibilidade, reestruturação do ensino médio, redução do número de mortes entre os jovens e valorização da diversidade, entre outras.

As primeiras assinaturas foram coletadas durante o 3ºEncontro de Conselhos e no Seminário Juventude em Pauta, promovido pela Ação Educativa. De acordo com a conselheira Ângela Guimarães, após a reunião do Conjuve (14 e 15/12), o documento será encaminhado à equipe de transição do governo.


Ascom/Conjuve

Para assinar o manifesto clique em: www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7706

Nenhum comentário:

Postar um comentário