JUVENTUDE INFORMADA


Em meio a uma grande falta de motivação da sociedade e principalmente da juventude eis que surge um grupo de jovens com sede de mudanças, estamos em setembro de 2006, seis jovens: Antonio Silva, Daniel Gleyson, Dionne Baia, Jonasiel Correia, Marcos Sales e Fernando Antonio, querendo mostrar para a juventude que existem outras opções alem das drogas, então este pequeno grupo criou a Associação da Força Estudantil Timbirense, conhecido popularmente FORESTTIM. Este grupo realizando vários eventos, dentre eles: Seminários, Campanha de Arrecadação de Alimentos, Mobilização Social em parceria com o Conselho Tutelar, Conferencia Municipal de Juventude e etc.
Com o sucesso de tais eventos o grupo conquistou muitos jovens e a credibilidade com sociedade civil e grande espaço na militância da juventude do estado do Maranhão, o grupo conquista uma vaga no Conselho Estadual de Juventude do Maranhão – CEJOVEM. Já estamos em maio de 2008, o grupo lança em Timbiras a campanha de recolhimento de assinaturas para a aprovação da Lei Ficha Limpa em parceria com Promotoria de Justiça de Timbiras. Chega o período eleitoral e o grupo mais uma vez cumpre seu papel de buscar melhorias para a juventude, reúne com todos os candidatos a prefeitos e faz uma exigência a todos: “Precisamos de uma Coordenação Municipal de Juventude e que tenha no mínimo 5.000 (cinco) mil reais mensalmente”, todos se comprometeram cumprir a exigência do grupo e ainda falaram que cinco mil seria pouco então aumentarão o valor para 10.000 (dez) mil reais, ainda no período eleitoral surgiram grandes lideranças jovens, estamos falando de: Leondas Junior, Ayriston Ricardo e Ananias Neto. Em janeiro de 2009 o prefeito eleito Nonato da Casa Lima cria a Coordenação Municipal de Juventude nomeando Leondas Junior e Ananias Neto como Coordenador e Coordenador Adjunto respectivamente, cumprindo assim a primeira parte da exigência do grupo.
O grupo FORESTTIM, voltou a participar dos Fóruns Estaduais de Juventude, dentre este o de Imperatriz realizados em dezembro de 2009, consideramos o mais importante, pois foi onde junto com a Coordenação de Juventude e o grupo Arco Íris, conseguimos conversar com o então Assessor do Ministério do Trabalho Weverton Rocha que nos deu a noticia que Timbiras iria beneficiar 300 (trezentas) jovens através do Programa de Qualificação de Jovens, o Projovem Trabalhador – juventude cidadã. Ainda em dezembro de 2009, o grupo criou junto com todos os grupos de jovens o Fórum Municipal da Juventude Timbirense – FOMJUT é um espaço que a juventude tem para fazer suas reivindicações e discuti-las. Já em fevereiro de 2010, o grupo e demais lideranças busca a estruturação e nomeação do Conselho Municipal de Juventude – COMJOVEM, onde hoje o grupo preside este Conselho. E através do COMJOVEM o grupo representado na época por Daniel Gleyson foi para o segundo encontro nacional de conselheiros em Brasília – DF. Completamos 4 (quatro) anos de existência e muitas histórias pra contar, hoje podem olhar para traz e dizer “fizemos o que estava ao nosso alcance”, mas somos conscientes que há muito que fazer e não vamos desistir, agora iniciamos um novo trabalho: estamos gravando um mini filme que retrata a historia de jovens que usam drogas, o nome do filme é “SAI DESSA”. Como diz um companheiro “só à luta muda à vida” e é lutando contra esse sistema político que nos impede de fazer um trabalho mais amplo, que estamos mobilizando os jovens a participarem de grupos de jovens e abraçar a causa da juventude.