sábado, 18 de dezembro de 2010

Pluralidade de ideias marca 23ª reunião do Conjuve

A escolha do novo presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), aconteceu nesta terça-feira (14), durante a 23ª reunião ordinária do Conselho. Sete candidaturas se apresentaram para concorrer a presidência, que de acordo com o princípio de alternância definido no próprio Conselho, será exercida pela sociedade civil, obedecendo ao critério da ordem alfabética cada um teve cinco minutos para fazer sua apresentação.

No encontro, além de eleger o novo presidente, os conselheiros também avaliaram o documento da comissão de acompanhamento de políticas e programas que faz uma análise das políticas públicas de juventude (PPJs) nos últimos oito anos. Após intenso debate o Conjuve aprovou uma versão preliminar do documento que foi entregue à equipe de transição do Governo como contribuição ao programa de juventude da presidenta eleita, Dilma Rousseff.

A primeira a falar foi Ângela Guimarães, da Unegro (União dos Negros pela Igualdade). Ela disse que a multiplicidade de candidaturas prova a maturidade que o Conjuve conquistou ao longo do tempo e que o grupo está pronto para os desafios que estão postos para o próximo período. Ângela ressaltou que as candidaturas reforçaram o debate e estimularam a busca por um programa comum e mais amplo, observando o movimento juvenil para além das fronteiras do Conjuve e que, em função disso, retirava sua candidatura passando a apoiar o conselheiro Gabriel Alves.

Por sua vez, Gabriel Alves do Centro Popular de Cultura (CPC), agradeceu o apoio e ressaltou que o fato reforça o caráter amplo de sua candidatura, que surgiu de uma construção coletiva. Ele destacou a necessidade de avançar nos debates para a 2ª Conferência Nacional de Juventude e aprofundar discussões com a juventude negra, LGBT, entre outros movimentos.

Durante sua apresentação Gabriel Medina – eleito presidente do Conjuve – afirmou que sua candidatura conquistou muitos apoios, inclusive de entidades que não fazem parte do seu Fórum e defendeu a diversidade da juventude e a valorização da participação juvenil. “Queremos um Conjuve mais forte, participativo, combativo, coletivo e democrático para gerar avanços coletivos nas Políticas Públicas de Juventude”, enfatizou.

João Marcos Vidal, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), começou sua intervenção fazendo um breve relato sobre sua vida política e atuação no movimento sindical. Ele argumentou que autonomia política, diálogo, compromisso e dedicação são características fundamentais para o próximo presidente do Conjuve e enfatizou que a 2ª Conferência Nacional de Juventude será um grande embate em 2011 para o qual está preparado.

Em seguida, Josbertini Virginio, da ONG Empreendedores de Sonhos, falou sobre a necessidade de preparar Estados e Municípios para a realização de programas específicos para a juventude. Ele disse que o Conjuve precisa pensar em políticas públicas de juventude para os jovens que estão “na ponta”, ou seja, os beneficiários, contrabalançando teoria e prática. Ao encerrar a apresentação Virginio retirou sua candidatura, afirmando se sentir contemplado com as ideias apresentadas por João Vidal, a quem passou a apoiar.

A representante da Aracati – Agência de Mobilização Social, Luciana Martinelli, enfatizou que sua candidatura partiu de um processo coletivo de construção entre várias entidades. O processo de discussão e debate foi respeitado e valorizado pelo grupo que optou por retirar a candidatura da conselheira. Martinelli explicou que as afinidades de programas e diálogo, além da certeza de disponibilidade e preparo, levaram-na a apoiar Gabriel Medina.

Último conselheiro a falar Samoury Mugabe, da Articulação Política de Juventudes Negras, também retirou sua candidatura e manifestou apoio ao conselheiro João Vidal. Ele disse que é preciso pensar mais na questão do racismo, utilizando diversas abordagens, e aproveitar os momentos de maior embate para denunciar o preconceito e cultivar novos olhares sobre o tema.

Resultados

No primeiro turno Gabriel Alves teve 15 votos, ficando em 3º lugar. João Vidal teve 16 votos e passou para o segundo turno onde disputou com Gabriel Medina, que obteve 24 votos. Por estar conduzindo o processo de votação a Secretaria Nacional de Juventude absteve-se de votar.

Observando um intervalo regimentar o Conjuve realizou o segundo turno das eleições ainda na tarde da terça-feira (14). Desta vez 55 instituições se habilitaram para essa fase da eleição. Gabriel Medina foi eleito com 38 votos contra 16 votos de João Vidal. Novamente houve uma abstenção, da SNJ.

Logo após o anúncio do resultado o novo presidente do Conjuve foi empossado em ato que contou com a presença do Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury – que recebeu em nome do governo os documentos com as sugestões e reivindicações dos conselheiros em sua última reunião de 2010 – dos sete candidatos à presidência, além do ex-presidente do Conjuve David Barros.

De Brasília
Ana Cristina Santos

Fonte: www.juventude.gov.br

Fotos: Niltinho Lopes e Carolina Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário