segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

UNE espera 10 mil jovens na sua 7ª Bienal de Cultura e Arte

Com 12 anos de idade e chegando à sua sétima edição, a Bienal da UNE se consolida hoje como o principal encontro da juventude brasileira. A 7ª Bienal terá como sede a cidade do Rio de Janeiro. Suas atividades serão realizadas entre os dias 18 e 23 de janeiro.

Reunir as diversas expressões artísticas, valorizar a identidade nacional e conectar as produções juvenis de todas as regiões do país são algumas das propostas que envolvem este grande projeto, considerado hoje o maior festival estudantil da América Latina.

A Bienal abre a série de grande projetos e mega-eventos que serão realizados nesta década no Rio de Janeiro, quando a cidade receberá a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. São esperados cerca de 10 mil jovens de todo o Brasil e também do exterior, que se integrarão à comunidade carioca somando um público de mais de 50 mil pessoas em uma intensa programação de atividades culturais, científicas e esportivas em diversos espaços da capital.

Além de ser o principal instrumento para o mapeamento e difusão da produção desenvolvida por jovens de todo o país, a Bienal sempre apresenta um qualificado rol de convidados entre pensadores, artistas, ativistas e outras figuras públicas em debates, grandes shows, exposições e atos públicos.

Já participaram da Bienal personagens como Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Ariano Suassuna, Ziraldo, Jorge Mautner, Serginho Grossman, Abdias do Nascimento, Sérgio Amaral, Jards Macalé, Alceu Valença, Marcelo D2, Martinho da Vila, Racionais MC, Beth Carvalho, Lenine, O Rappa, Tom Zé, Mr Catra e Naná Vasconcelos.

Bienal do Samba

Esta edição do evento tem o tema “Brasil no estandarte, o samba é meu combate”. Ao longo de 11 anos, as bienais já pautaram a herança africana na cultura do país, os vínculos do Brasil com a América Latina, a cultura popular e as raízes de formação do povo brasileiro. A 7ª Bienal representa um amadurecido trajeto em busca dessa compreensão privilegiando o samba como elemento icônico da brasilidade, buscando, para além da sua história musical, entender como se apresenta nas dimensões sociais, críticas e estéticas da nação.

O festival propõe um olhar sobre o samba que ultrapasse sua imagem puramente festiva ou carnavalesca. Inspira-se no gênero musical tido como uma marca de trocas sociais, uma possibilidade autêntica de valorização da brasilidade, o estilo de vida, os lugares e os personagens que fazem do samba o seu relato mais íntimo do dia-a-dia e a sua manifestação maior de combate. Muito mais do que música, samba é o jeito de viver, gingar, pensar e decidir do povo brasileiro.

Como funciona a Bienal?

A produção atual dos jovens brasileiros está representada dentro do festival em uma grande mostra artística, que se divide nas categorias de música, artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura, ciência & tecnologia, artes integradas, atividades autogestionadas e mostra CUCA (Circuito Universitário de Cultura e Arte). Já a mostra convidada terá atrações de destaque no cenário nacional e inclui apresentações musicais e teatrais em grandes palcos e uma sala de exibição para cinema e outras produções audiovisuais.

O tema central da Bienal e outros próximos à juventude brasileira são objeto de reflexão em arenas de debates que serão montadas no Aterro do Flamengo e em aulas-espetáculo com personalidades da cultura nacional. O esporte também ocupa seu espaço em outras arenas para diversas modalidades, do basquete de rua aos esportes radicais.

O encerramento da Bienal é marcado historicamente pela Culturata, uma possibilidade de junção entre manifestações culturais e reivindicações políticas em uma passeata de grandes proporções pelas ruas da cidade. Seguindo uma tendência em encontros político-culturais de grande abrangência, a Bienal também conta com uma programação de atividades auto-gestionadas, propostas pelas mais diversas organizações, entidades, coletivos e conselhos de juventude.

Quem realiza a Bienal?

A Bienal da UNE é realizada pela União Nacional dos Estudantes, a partir do Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA da UNE). O evento tem, como co-realizadores, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a Associação Nacional dos Pós Graduandos (ANPG), a Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes (OCLAE) e a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ).

Fonte: Site UNE e da Bienal da UNE
www.une.org.br
www.bienaldaune.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário