sexta-feira, 30 de julho de 2010

Brasil assume a presidência da REJ


Uma delegação brasileira, composta por membros do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), participou da VII Reunião Especializada da Juventude do Mercosul (REJ), e da Cúpula Social do Mercosul, que aconteceu entre os dias 24 a 26 de julho, na cidade de Resistência, na Argentina. Entre outros assuntos a VII sessão da REJ definiu que o Brasil assume a presidência dos trabalhos e que a próxima reunião será em dezembro de 2010, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), tendo como temas principais Trabalho, Educação e Direitos Humanos.

Participação na REJ

Antes do ato oficial de abertura, parte da comitiva brasileira que já estava na Argentina assistiu à Carrera de Miguel. A meia maratona abriu a programação e homenageou Miguel Sanchez, atleta desaparecido durante a ditadura militar. A atividade, simbólica, expressa a luta do povo argentino pela busca de milhares de desaparecidos durante os sete anos de totalitarismo em que o governo militar perseguiu e assassinou seus opositores.

Na REJ foi discutida e aprovada a realização de encontros regionais de debate e formação de jovens, ainda durante o segundo semestre de 2010, visando à integração da juventude mercosuriana e a criação de um espaço que promova reflexões e proponha ações concretas para a agenda do Mercosul e da União de Nações Sul Americanas (Unasul). Também foi aprovada a agenda de ações em conjunto com o Parlamento do Mercosul (Parlasul), apontando como tema prioritário a pauta Trabalho Decente para a juventude.

Danilo Moreira (Conjuve), Marcela Rodrigues (UNE), Marina Ribeiro (Ibase), e Edmar Lorencini (Conaje), participaram deste encontro. “A cada evento realizado, a REJ vai encontrando o melhor caminho para a sua atuação. Criamos a REJ em 2007 e no último período consolidamos a participação da sociedade civil e definimos a agenda de trabalho decente para a juventude como nossa pauta principal”, explicou Moreira, que é presidente do Conjuve. Esperamos que na próxima sessão da REJ, que acontece em dezembro, em Foz de Iguaçu (PR), possamos fazer uma grande atividade, deixando como legado o fortalecimento do tema juventude no âmbito do Mercosul, completou.


Cúpula Social

A Cúpula Social foi marcada de simbolismo e atos em prol da integração sul-americana. Isla del Cerrito, situada na junção dos rios Paraguai e Paraná, sediou o evento e foi palco do pedido de desculpas das autoridades argentinas ao povo paraguaio em razão da Guerra do Paraguai – também chamada Guerra da Tríplice Aliança (Argentina e Uruguai) e Guerra Grande (Paraguai) – que matou mais de 300 mil paraguaios entre civis e militares.

Káthia Dudik, João Vidal e Samoury Mugabe participaram da reunião das comissões que discutiram educação, cultura e pensamento latino-americano, trabalho e modelo produtivo, gênero e diversidade sexual, direitos sociais e humanos, meio ambiente, recursos naturais e desenvolvimento sustentável, além de economia e Estado. Como aspectos positivos da viagem foi relatada a oportunidade de se conhecer a realidade de outros países e lançar olhares sobre as pautas de juventude no Cone Sul.

Para Samoury Mugabe, coordenador do GT de relações internacionais do Conjuve, além de discutir ações afirmativas e reparação aos povos locais por conta da Guerra, a ocasião foi única porque os participantes puderam vivenciar a realidade local e viver experiências pelas quais as pessoas de lá passam cotidianamente. “Tínhamos que condicionar nossas atividades ao horário porque o rio poderia subir e não poderíamos fazer a travessia de volta a Resistência”, comentou.

João Vidal, vice-presidente do Conjuve, elogiou o grau de mobilização da juventude no evento. “A juventude, sobretudo argentina, estava mobilizada para os debates, isso trouxe evidência à nossa comissão (de juventude), que acabou se destacando das demais pela quantidade e qualidade dos debates”, afirmou.

“A nossa participação tinha um equilíbrio entre membros do governo e de vários setores da sociedade civil, como movimento sindical, de empregadores e estudantes, entre outros. Essa situação não ocorre na composição das outras delegações, o que demonstra a amplitude que o Conjuve confere ao indicar seus representantes nesses espaços”, destacou Vidal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário