quarta-feira, 28 de abril de 2010

Corregedoria afasta titulares do cartório de Timbiras

Corregedor Guerreiro Júnior

A titular e o substituto do cartório de Timbiras, Léa Nunes de Melo e Alvim e Luís Antônio Nunes de Melo e Alvim (mãe e filho), foram afastados de suas funções, na manhã desta quarta-feira, 28, por determinação do corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior. Os dois irão responder a processo administrativo para apurar responsabilidades.

A decisão foi fundamentada em diligência da Polícia Federal na serventia extrajudicial (ontem, terça), quando foram detectados e apreendidos cerca de 1.400 documentos fraudados – a maioria registros de nascimento – e em notícias sobre a operação da PF divulgadas pela imprensa.

Guerreiro Júnior viu a operação pela tevê e disse ter ficado perplexo com noticiário e imagens. “A parceria da Corregedoria com a Polícia Federal e o INSS vai continuar, bem como as investigações”, disse.

A falcatrua no cartório de Timbiras teria dois objetivos: lesar o INSS e afiançar crime eleitoral. A polícia suspeita que pessoas que nunca existiram “movimentavam” os esquemas das falsas aposentadorias e da emissão de títulos.

Nos livros submetidos à perícia foram encontrados, entre outras irregularidades, registros e número de páginas adulterados, enxertos de páginas e caligrafia divergente. Diante das evidências, os servidores do cartório de Timbiras estão sob suspeição.

Em solicitação de providências, simultaneamente ao afastamento, Guerreiro Júnior requereu os documentos apreendidos pela Polícia Federal, por empréstimo, “para embasar a apuração imediata do ocorrido por esta casa correcional”.

Em razão da relevância do serviço para Timbiras, o corregedor designou substituto concursado para o cumprimento das funções. O registrador foi nomeado em caráter temporário.

Corregedoria Geral da Justiça

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário