terça-feira, 16 de novembro de 2010

Timbiras - Conselho do Orçamento Participativo – COP, apresenta orçamento para 2011


Ontem dia 15 de novembro, o Conselho do Orçamento Participativo apresentou o Orçamento para 2011, estiveram presentes o Prefeito Nonato da Casa Lima, os secretarios Raimundo Nascimento – Educação, Luis Sales – Agricultura, Francisco Preira “Pinto” - Infra estrutura, Ribamar Melo “Marzinho” - Meio Ambiente, José de Sousa “zezinho” - Gabinete, José Armando – Financias, Evandro Cardoso – Administração, José Candido – Saúde; os que faltaram e justamente foram as pastas mais faladas: Ana Gabriela – Assistencia Social, Francisco Vieira “Chiquinho” - Esporte e Leondas Junior – Juventude. Este ultimo foi o assunto que prdominou durante o evento. Estiveram presentes os vereadores Antonio Carlos, Bebeto Coelho, João Tó e Lázaro. Lideres de comunidades e a população em geral poucos se fizeram presentes, algumas entidades: FORESTTIM, Instituto de Apoio Comunitario-IAC, ASSEXTTIM, Pastoral da Juventude, SINPROESSEMA, SINDSERT e outras.
O evento iniciou as 10:00 horas com a fala do prefeito Nonato e do presidente da Camara Antonio Carlos, posteriormente iniciou se a apresentação do orçamento pelo Sr. Higo, que mostrou os gastos por secretaria e no decorrer da apresentação os presentes iam perguntando, a grande maioria reglamou da forma de apresentação do orçamento que foi através de um datashow onde os numeros eram bem pequenos e não disponibilizaram copia impressa para o publico. Dentre as discussões foi comentado a criação de uma casa de apoio para o Conselho Tutelar, onde menores de idade em conflito com a lei ficariam se recuperando. O representante do FORESTTIM, expos a preocupação de não estar orçado para 2011 o Fundo Municipal de Juventude. O evento ecerrou com um almoço.
Durante o Ano de 2009 foi realizado o Plano Pluri Anual – PPA, onde toda a população deve participar ativamente mostrando quais são suas nescessidades e prioridades, foi realizado reuniões em todos os polos da zona rural, onde a participação da população foi satisfatória. E agora nas reuniões que o COP está realizando, depois que todas as prioridades das comunidades teoricamente passaram pelas mãos dos secretarios, é hora de mostrar o orçamento para 2011 e a comunidade fiscalizar se suas prioridades estão comtempladas no orçamento.
Haverá mais duas reuniões, a proxima é dia 20 de novembro na escola Maria de Lourdes às 09:00h e posteriormente no povoado Alegria provalvelmente dia 27 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário