quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Jovem é excluído do Enem após vazamento da redação

O estudante Eduardo Affonso Júnior, 21, foi eliminado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), após a Polícia Federal indiciar seus pais sob suspeita de vazarem a prova. Ambos podem ter pena de até seis anos por violação de sigilo funcional.

Segundo a Polícia Federal, o casal de professores Marenilde Brito Affonso e Eduardo Ferreira Affonso confessou a violação da prova.

Affonso Júnior é o mesmo estudante que, no dia 10, contou à reportagem da Folha, na condição de não ser identificado, outra versão.

Na ocasião, ele disse que, ao chegar ao local da prova, se deparou com vários alunos dizendo que o tema da redação seria escravidão. Na sequência, ele afirmou que contou o fato a três professores antes da prova.

A mãe de Affonso era aplicadora do Enem em Remanso (BA). Duas horas antes do permitido, ela rompeu o lacre de um lote de provas para deficientes visuais e teve acesso ao título de um texto motivador da redação.

Segundo depoimento dela à PF, ela repassou o título de um dos temas motivadores da redação ao marido, também professor. Ele ligou para o filho, que iria entrar para a prova, em Petrolina (PE).

Eduardo Jr. chegou a pedir ajuda a seus professores de redação para escrever sobre o tema "Trabalho e Escravidão" na ocasião.

PERDÃO

Marenilde disse, ainda em depoimento, que ligou para o filho após a prova para pedir perdão "se o tivesse atrapalhado por ter fornecido" a informação. Ela afirmou que está arrependida e que "não imaginou a gravidade do ato que estava fazendo".

Em depoimento à PF, o pai disse que, após o telefonema da mulher, pesquisou sobre o assunto na internet e ligou para o filho com o tema da redação e dados para ajudá-lo a escrevê-la.

Questionado pelo filho sobre como soube do tema, ele desconversou. Ele disse à PF que pede perdão pelo "erro que cometeu".

FALSA VERSÃO

Na época da realização do exame, o jovem era estudante do curso pré-vestibular Geo, em Petrolina. Ele tentava vaga para uma faculdade de medicina.

No dia da avaliação, quando foi indagado sobre como teve acesso ao tema da redação, o estudante disse a professores e colegas que o tema vazou em São Raimundo Nonato (PI).

Em depoimento à PF, a mãe do estudante disse que o filho inventou a história para protegê-la.

A Folha ligou para os telefones dos três, mas não conseguiu contato. Eles também não retornaram os recados deixados pela reportagem nas caixas postais. Nos depoimentos prestados à PF, eles não estavam acompanhados de advogados.

NOVA PROVA

O Ministério da Educação manteve a data da nova prova, no dia 15 de dezembro, somente para os estudantes que receberam o exame com erro impressão.

"O Inep informa que o sigilo do tema da redação foi mantido, uma vez que a professora indiciada pela Policia Federal repassou o título de um dos textos motivadores", disse o instituto responsável pelo Enem, em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário