terça-feira, 21 de setembro de 2010

MISTÉRIO: Região Sul é excluída da pesquisa do Ibope

O Ibope retirou a Região Sul da pesquisa contrata pela TV Mirante sobre intenções de voto para o Governo do Estado. A mesma foi divulgada amplamente na última sexta-feira, (17), através de televisão, jornais, rádios e sites de notícias alinhados ao grupo Sarney, como sendo realizada em todas as regiões do Maranhão.

Na edição deste domingo (19) o do Jornal O Estado do Maranhão, do qual a candidata da coligação “O Maranhão Não Pode Parar”, Roseana Sarney (PMDB) é sócia, revelou textualmente em sua coluna Estado Maior: “Há um dado curioso da pesquisa do IBOP que só ontem chamou atenção dos analistas e observadores da cena política. O Instituto simplesmente retirou do levantamento a região sul do estado”. E acrescenta em outro parágrafo: “O ex-governador Jackson Lago também tem desempenho importante na região, que ficou de fora dos cálculos de votos do estado”.

A pesquisa do Ibope a qual o Jornal se refere está registrada no TRE-MA, sob o protocolo 34465/2010 e coloca a candidata Roseana Sarney com 46% das intenções de voto, enquanto aponta os candidatos Jackson Lago (PDT) e Flávio Dino (PCdoB), empatados com 21% cada um e foi divulgada como sendo feita em todas as regiões do Estado.

Na avaliação de vários analistas políticos, a exclusão de uma importante região do estado desqualifica a pesquisa e pelo mesmo motivo não poderia ter sido divulgada como geral.

Outros dados curiosos extraídos dos dados da pesquisa disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral é quanto ao número de entrevistados por município. O Ibope pesquisou, por exemplo: 14 eleitores em Capinzal do Norte – município com 7.220 eleitores e 14 eleitores em municípios como Pinheiro e Balsas - colégios eleitorais de mais de 50 mil eleitores.

O candidato ao Senado, Edson Vidigal, cobrou do Ibope explicação com urgência, pois os números divulgados não condizem com a realidade, e como tal, prejudicam a candidatura de Jackson Lago, que lidera com vantagem no sul do Maranhão, exatamente a região excluída.

O ministro ainda chama atenção para os prejuízos causados na candidatura pedetista diante da divulgação dos números que o colocam em queda.

Ao tomar conhecimento dos números divulgados, o candidato Jackson Lago disse que o grupo está sendo mais modesto este ano. “Em 2006 as pesquisas colocavam ela com mais de 70% e acabamos vencendo e este ano vamos vencer novamente”, disse Jackson sob os aplausos da multidão na cidade de Bom Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário