quinta-feira, 3 de junho de 2010

Belo Horizonte sedia 21ª reunião do Conselho Nacional de Juventude

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) realiza sua 21ª reunião ordinária nos dias 7 e 8 de junho (segunda e terça-feira) em Belo Horizonte (MG). Desde 2009, o Conselho vem descentralizando os seus encontros, levando-os para várias cidades do país, com o objetivo de fortalecer os conselhos estaduais e municipais de juventude, além de estimular sua criação onde ainda não foram instituídos. A pauta principal da reunião na capital mineira será o lançamento do "Guia de Conselhos", produzido pelo Conjuve e pela Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com a Unesco. O documento fornece as orientações básicas para criação dos conselhos de juventude, subsidiando a elaboração de políticas de participação e controle social voltadas para a temática juvenil. A reunião, que acontecerá no auditório no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, terá a presença do presidente do Conjuve, Danilo Moreira.

Com a divulgação do Guia de Conselhos, o Conjuve espera, além de orientar aqueles que já decidiram pela criação do colegiado em seus respectivos estados ou municípios, estimular o maior número possível de gestores a implementar os conselhos de juventude, que têm desempenhado um papel decisivo na execução das políticas públicas voltadas para os jovens.

A pauta do encontro inclui, ainda, a retomada do "Pacto pela Juventude", com a discussão das atividadas previstas para 2010. O Pacto foi estruturado em 2008 com o objetivo de manter o debate em torno dos temas apresentados na I Conferência Nacional de Juventude, que contou com mais de 400 mil participantes. Com a iniciativa, o Conjuve buscou o comprometimento dos candiadatos a prefeito, agentes governamentais e da sociedade civil com as políticas públicas de juventude em todas as regiões do país. Segundo balanço realizado pelo Conselho, entre os meses de julho e novembro foram desenvolvidas 128 atividades nos estados e municípios. Cinco dessas atividades tiveram caráter nacional, com a presença do presidente Lula e do ministro Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência da República), e algumas agendas estaduais contaram com o apoio direto dos governadores, a exemplo de Rondônia, Bahia, Pernambuco, Roraima e Tocantins. Este ano, o Pacto voltará à cena, aproveitando o cenário das eleições, onde pretende-se buscar o comprometimento suprapartidário de todos os candidatos a Presidência de República e Governador com o tema.

Durante a reunião também serão apresentados os membros do Conselho Estadual de Juventude de Minas Gerais e da Coordenadoria Especial da Juventude, vinculada à Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude.

Sobre o Conjuve - Criado em 2005, junto com a Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o Conjuve tem exercido um papel fundamental na consolidação da política nacional de juventude. Trata-se de um colegiado inédito na América Latina, já que o Brasil é o único país da região que possui um conselho voltado especificamente para os jovens. Com 60 membros, dos quais 40 são da sociedade civil, o Conselho veio reforçar a democracia participativa, atuando de forma efetiva na defesa dos direitos juvenis. Sua atuação tem contribuído para a expansão dos organismos de juventude - secretarias, subsecretarias, superintendências e coordenadorias - que se multiplicaram nos últimos cinco anos e hoje estão presentes em cerca de mil municípios e 25 estados.

Mais Informações
Assessoria de Comunicação do Conjuve
(61) 8141.8678

Nenhum comentário:

Postar um comentário