segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Quatro mil pessoas deixam Timbiras em busca de trabalho

TIMBIRAS - Quatro mil moradores de Timbiras deixam a cidade por ano em busca de trabalho. O destino mais procurado é o interior de São Paulo. Lá eles encontram vagas nas lavouras de cana-de-açúcar.

Na rodoviária de Timbiras, confirmadamente, o destino mais requisitado‚ o interior de São Paulo. Cada ônibus faz quatro viagens por mês para regiões onde o trabalho ofertado não exige grau de escolaridade ou cursos preparatórios, apenas muita força para trabalhar.

Timbiras é uma das maiores exportadoras de mão de obra para o corte de cana-de-açúcar em cidades paulistas. De acordo com órgãos que monitoram esta migração, todo ano pelo menos quatro mil timbirenses saem em busca de serviço.

A provação começa já na viagem. Dentro dos ônibus rostos jovens, como o de Rafael que viaja desde que completou 18 anos de idade. Hoje, aos 25, vem e volta com muita frequência para onde tem como ganhar dinheiro.

Eles destacam que o trabalho por lá é duro e cansativo, porém, mais duro ainda é a saudade da família. Cada ônibus que parte leva dezenas de homens que deixam a mãe, irmãs, as esposas. E quem fica também precisa lidar com a saudade.

De ônibus, uma viagem de Timbiras a São Paulo dura três dias.

do Imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário