sexta-feira, 29 de julho de 2011

Timbiras é o primeiro municipio do MA a realizar Conferencia de Juventude

Ontem dia 28 de julho de 2011, na Escola Médici, aconteceu a II Conferencia Municipal de Juventude de Timbiras - MA, o evento contou com a presença do Prefeito Municipal de Timbiras - Nonato Pessoa, Prsidente da Camara de Vereadores - Bebeto Coelho, Conselheiros Estadual de Juventude - Raimundo Penha e Daniel Gleyson, Presidente da Central Estudantil - Clarisse Almeida, Coordenador Municipal de Juventude - Leondas Junior, Secretario Municipal de Meio Ambiente - Professor Mazinho, Secretario de Agricultura - Luis Sales, Secretaria de Ação Social - Ana Gabriella, COMDEC - Lindalva Sousa, Vereador - Gerson, Coordenador Municipal de de Coroatá - Erinaldo Rodrigues, Coordenador da CUFA de Coroatá - Cleo Freitas, Presidente da JCA de Coraota - Josiel e Coordenador do GARP de Coroatá - Cicinho.




Timbiras larga na frente e é o primeiro municipio do Maranhão a realizar a Conferencia Municipal de Juventude, mesmo sem apoio da Comissão Organizadora Estadual. O evento foi bastante elogiado pelos presentes, as discurções principais ficaram em torno do Tema: "Direito a Experimentação e a qualidade de Vida".



Em breve estaremos publicndo neste blog o relario completo do evento.









Veja as fotos do evento no link ao lado (clique em FOTO).




quarta-feira, 27 de julho de 2011

Pinheiro - Lideranças de juventude aciona o MP, diante de Contradições da COE

Os conselheiros de juventude da cidade de Pinheiro, entraram nesta manhã quarta feira 27 de julho, com uma representação no ministério público local, contestando o regimento interno da II Conferencia Estadual de Juventude do MA, que entra em contradição com o regimento interno nacional.




O Regimento e seus erros:


Contradição contida no parágrafo 3º do artigo 9º. Neste é estabelecido que os municípios que realizarem as conferências municipais elegerão delegados para conferência regional na proporção de 1 (um) delegado para cada mil habitantes.

Veja-se a coroação da contradição. Os municípios que se organizarem elegerão delegados para etapas regionais com base no critério proporcional. Por sua vez, os que não realizarem conferência ou as pessoas ou entidades que não quiserem participar da etapa municipal poderão levar a quantidade de “delegados” que quiserem, bastando para tanto realizarem a comunicação com 05 dias de antecedência.

Só para se ter ideia de como é desproporcional a regra na forma estabelecida. Tomamos como exemplo um município com uma população de 20.000 (vinte mil) habitantes. Se este realizar a conferência municipal, a conferência municipal só indicará 20 delegados. Se este não realizar a conferência poderá indicar um número ilimitado.

Tal medida fere os PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS da igualdade, proporcionalidade e razoabilidade. Princípios de cumprimento obrigatório por parte da Administração Pública.


Se não bastasse esta desproporcionalidade, na forma que está o regimento deixa brechas para manobras e manipulações, e ainda, desvirtua o objetivo das conferências que sobretudo é ser um espaço para o exercício do controle social.

A ausência de critérios para composição da conferência regional fere o Regimento Interno da Conferência Nacional.

Veja-se que o artigo 6º do Regimento Interno Nacional vincula as comissões organizadoras municipais e regionais a seguirem os procedimentos da Comissão Organizadora Nacional:

Art. 6º- As Comissões Organizadoras Municipais, Regionais, Territoriais, Estaduais e Distrito Federal, quando couber, deverão seguir os procedimentos estabelecidos pela Comissão Organizadora Nacional.

Por seu turno, o artigo 23 do Regimento Nacional estabelece o critério proporcional para definição da quantidade de delegados eleitos por cada Estado para conferência Nacional:

Art. 23- As Conferência Estaduais e do Distrito Federal elegerão delegados à etapa nacional, na proporção definidas no anexo deste regimento.


A ausência de critérios para conferências regionais favorecerá o mais abastados que poderão lotar muitos ônibus e sobrepor seus interesses, sem falar no município sede da conferência que será favorecido, vez que não precisará de transporte para seus delegados e da forma que está poderá inscrever inclusive a cidade toda, caso queira.


Idalete Rodrigues ( Conselheira estadual de Juventude)
Manuel Alcides ( Conselheiro Municipal de Juventude)
Kleiton Barros ( Presidente do Conselho Municipal de Juventude)
Carol Cruz (Conselheira Municipal de Juventude)

terça-feira, 26 de julho de 2011

Timbiras – Cerca de 4 mil banhistas participam da abertura da Prainha de Verão

Aproximadamente quatro mil pessoas estiveram presentes na festa de abertura da temporada 2011 da prainha de verão em Timbiras na tarde deste domingo, 24/07/2011.

A festa começou às duas e meia da tarde, quando as barracas já estavam todas lotadas com pessoas de Timbiras e varias cidades da região dos cocais, em sua maioria de Codó e Coroatá.


Barracas lotadas
O ponto alto da festa foi a partir das três horas quando o espaço ficou praticamente cheio de gente animadas e curtindo ao som de pizeirão do forró e contemplando as maravilhas do local preparado especialmente para garantir todas as condições necessárias para uma diversão tranqüila.

Para isso tinha homens treinados fazendo a segurança dentro e fora d’água, apoio de profissionais da saúde, policia militar e vinte oito barracas com um atendimento especial.

E no proximo domingo festa com a banda desejo de mulher de Vargem Grande.


Texto: Romenigue Couto

Fotografias: Jair Ribeiro

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O DESCASO DO GOVERNO DO ESTADO COM AS CONFERÊNCIAS DE JUVENTUDE DO MARANHÃO

Do blog Lingua Solta - Samuel Bastos

“Quem cala, consente”. Foi baseado nesse provérbio que tomei a decisão de redigir esse texto e externar todas as minhas frustrações e angústias a respeito do atual processo de Conferências de Juventude do Maranhão. Quem me conhece sabe a forma séria que tenho me portado nas funções que ocupo, o que me gabarita a exigir o mínimo de respeito aos municípios, as lideranças, a Comissão Organizadora Estadual-COE e a própria juventude.

Esse ano o país e o Maranhão tem parado para discutir as políticas do Idoso, da Segurança Alimentar, da Assistência Social, da Saúde, da Mulher . Todos esses segmentos organizados têm demonstrado esforço em viabilizar suas estruturas e garantir êxito no processo de suas discussões. Na juventude temos sido relegado a planos inferiores. A governadora Roseana Sarney-PMDB tem tido descaso com a pasta e no “filme de longa metragem” como ela mesmo definiu, tem deixado a Secretaria Estadual de Juventude-SEJUV sem mando e sem comando. Não existe nenhum Secretário para discutir essas demandas pelo menos não na prática. Me atrevo a dizer que o Maranhão é o estado da federação onde o processo de conferências de juventude encontra-se totalmente emperrado.

O Vice-Governador Washington Oliveira-PT tem garantido todas as facilidades para que a coisa aconteça, mais falta o chefe imediato. Quem manda na SEJUV? Se fosse para tratar com adjunto não teríamos dificuldades, pois só lá temos três, mas nenhum com poder o suficiente para garantir a viabilidade da estrutura de um evento tão grandioso. Para se ter uma idéia, nem os representantes da Secretaria na COE foram indicados, inviabilizando a publicação no Diário Oficial do Decreto que nomeia a COE. Além disso os representantes da Secretaria deveriam ser o canal que filtraria todas essas reclamações e levaria essas inquietações ao Estado.

O Sr. Ruy Pires que além de Adjunto almeja ser o ocupante da pasta, esse não se preocupa com coisa alguma, pois nem da reunião da COE teve interesse de participar até o final... buscar a viabilidade então nem se fala. No alto de sua soberba, não atende telefone, não procura dialogar, se mostra inacessível e dá demonstrações claras de que não tem qualquer preparo para ocupar um cargo de tamanha importância. Se no CEJOVEM sua gestão foi marcada por três reuniões ordinárias em quase dois anos, imagine como seria sua gestão como Secretário? Sem dúvida alguma um desastre! Daí o motivo de existir tanta resistência ao seu nome no movimento e do seu despreparo como adjunto. André Campos esse sim tem dialogado e tem dividido conosco tantas angústias e ao mesmo tempo foi quem deu viabilidade para que a parte burocrática fosse resolvida a contento.

Enquanto nas outras políticas o processo encontra-se andando, na juventude tudo está parado. A COE só se reuniu uma vez. O meu deslocamento e minha estadia na capital por exemplo, se deu com recursos próprios pois não houve qualquer disponibilidade de estrutura, como se tivesse obrigação de gastar dinheiro com uma prestação de serviço ao Estado. Depois que a Comissão Nacional definiu prorrogar as datas do Calendário Nacional, o estado do Maranhão nunca parou para discutir essa adequação. A COE do Maranhão desconhece logomarca, estrutura de material gráfico, preparação e estruturação de regionais e a realização da própria Estadual. Os municípios estão largados a mercê de sua própria sorte. Muitos tem nos ligado insistentemente para solicitar demandas, perguntas que não temos tido condição de responder por desconhecermos qualquer informação a esse respeito. Como disse anteriormente, o Presidente do CEJOVEM Ruy Pires de quem deveria partir as informações por está dentro da estrutura do governo e da própria Secretaria, não temos tido resposta alguma, ao contrário, esse se isola e se exclui do debate. Tanta ineficiência e descompromisso mostram que o atual governo do Estado não tem dado a importância que esse segundo processo de Conferências representa. Prefiro acreditar que a Governadora Roseana não sabe do que tem se passado do que acreditar que ela está conivente com esse quadro de perfeito descaso.

Sendo assim informamos aos municípios do Maranhão que esse é a atual realidade do processo de conferências em nosso estado. Como membro da COE peço desculpas aos Prefeitos, Conselhos Municipais de Juventude pelos transtornos causados por tanta falta de informação. Apelo a Sra. Governadora Roseana Sarney o apoio necessário para que o Maranhão não seja envergonhado e sejamos o único estado da federação a não garantir o êxito nos processos de Conferências de Juventude. Se quem está no governo não sabe fazer, está na hora de ceder o espaço para quem sabe. A Juventude merece RESPEITO!


SAMUEL BASTOS
Conselheiro Estadual de Juventude do Maranhão
Coordenador do Comitê Executivo das Conferências de Juventude do Maranhão

terça-feira, 19 de julho de 2011

Professor "Galo" se lança pré-candidato a prefeito de Timbiras e critica saúde

Em entrevista à rádio Eldorado AM de Codó (programa Cidade Alerta, de quarta-feira, 13) o diretor de escola, Antonio José, popular professor Galo, da cidade de Timbiras, declarou-se pré-candidato à prefeito.

Na entrevista concedida ao radialista, Valdeci Povão, Galo falou de diversos assuntos, entre os quais a saúde timbirense.

NASCENDO FORA

Segundo ele, os nascituros (fetos) gerados em Timbiras estão nascendo nas cidades vizinhas de Codó ou Coroatá por falta de estrutura local.

“Em Timbiras hoje uma pessoa que vai ter um parto normal vem pra Codó ou vai pra Coroatá, e esses recursos não são repassados. Porque eu defendo o seguinte se a pessoa teve um filho em Coroatá ou Codó esse recurso deve ser repassado ao governo, então esse hospital vem sim dá uma melhorada bastante”, disse

Questionado sobre se o hospital que está sendo construído pelo Governo do Estado, de 50 leitos, vai melhorar a saúde dos timbirenses, Galo respondeu que sim, mas está preocupado com quem vai trabalhar na nova unidade de saúde.

“Mas a gente fica preocupado, até porque essas pessoas que não tem compromisso vão também para o hospital novo, que vão fazer, com certeza, a mesma coisa. A gente espera que não”, afirmou

AUDITORIA

Como ação já tomada por ele no intuito de melhorar a saúde ofertada hoje pelo governo Nasce uma Nova Timbiras o pré-candidato destacou que já oficializou o pedido de uma auditoria para o município, mas até agora não foi atendido.

“Nós pedimos uma auditoria, agora em janeiro, tanto na saúde como na educação, mas até o presente momento, eu fiz o pedido como simples cidadão de Timbiras, não fiz em coletividade com ninguém, e até o presente momento não obtivemos resposta pra saúde. A gente fica muito feliz com o que está acontecendo em Peritoró uma auditoria, Timbiras há muito tempo está precisando de uma auditoria, a bastante tempo também”, ressaltou

PLANOS

Valdeci Povão perguntou – Se for o vencedor do pleito em 2012, quais são os seus planos para melhorar a saúde de Timbiras?

“Meus planos na saúde são muito simples. Organização, é o que estamos precisando”, respondeu professor Galo.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Lideranças juvenis discordam de regimento da conferência de juventude

Um grupo de conselheiros e lideranças juvenis do Maranhão esteve reunido analisando o Regimento Interno da Conferência Estadual de Juventude e chegaram a conclusão obvia: o governo do Estado mas uma vez está tentando manipular o processo para inviabilizar que a sociedade civil escolha seus delegados de forma independente.

A manobra foi amarrada no Regimento Interno e começa nas etapas regionais. O artigo 9º do regimento diz que "O credenciamento dos participantes dos municípios para a conferência Regional não se limita aos delegados eleitos na Conferência Municipal".

Na pratica isso significa que um municipio pode fazer a conferência municipal e indicar os delegados para a conferência regional, no entanto, podem ser credenciados "delegados por fora". Assim, por exemplo, na conferência regional metropolitana, além dos delegados eleitos na conferência municipal podem ser credenciados os cabos eleitorais de Roberto Costa. Este exemplo é para deixar mais claro o objetivo da manobra.

E você pensa que a "enrolada" para por ai? Ledo engano. Eles vão mais longe na tentativa de "liquidar" as conferências municipais. No paragrafo 3º do artigo 9º eles dizem que os municipios deverão eleger delegados na proporção de 1 (um) para cada mil habitantes. E o que acontece com os municipiso que não realizarem conferências ou que não quizerem participar desta? Podem levar para a conferência regional quantos delegados quizerem, bastando enviar a quantidade e a lista de delegados para a Comissão Organizadora Estadual, cuja totalidades de membros é ligada ao governo do Estado.

Todos que militam na política juvenil sabem a dificuldade que é para organizar uma conferência municipal, então porque se valorizar mais indicações avulsas em detrimento dos eleitos numa conferência municipal?

Para clarear ainda mais, tomemos como base o município de Matinha na baixada. A população de lá é em média de 30.000 (trinta mil habitantes). Se realizar a conferência municipal, esta elegerá no máximo 30 delegados.Mais por fora poderão ir quantas pessoas quizerem, 100, 200, bastanto para isso encaminhar uma lista para COE.

Com este critério você acha que estão estimulando os municipios a realizarem conferências municipais? Qual objeivo disso? Respondo: o atual governo não conseguiu definir nem o secretário de juventude, quanto mais programas e ações para juventude. Por isso eles preferem encher ônibus e esvaziar os debates. No final ninguém avalia governo, não elabora proposta e fica tudo como está.

Tal critério, pelo que se sabe, nunca foi adotado em nenhuma conferência, pois, via de regra a conferência municipal elege os delegados para a regional e esta para estadual e esta para a nacional. Esta era a lógica, antes do melhor governo da vida de Roseana Sarney.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Noticias de Timbiras - Juventude e politica

ADIADA CONFERENCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE TIMBIRAS

A Comissão Organizadora da Conferencia municipal de Juventude de Timbiras, se reuniu no ultima segunda dia 11, para definir que a II Conferencia Municipal de Juventude seria adiada para o proximo dia 28 de julho de 2011, sob alegação do adiamento dos prazos definido pelo CONJUVE para a realização das conferencias municipais e para uma maior mobilização dos jovens da região timbirense.


ARTICULAÇÕES POLITICAS DE TIMBIRAS

No ultimo domingo dia 10 de julho, o pré candidato a prefeitura de Timbiras, Dr. Antonio Borba Lima, reuniu empresarios e lideranças locais para reafirmar que é pré candidato a prefeito de Timbiras, aproveitou a oportunidade para explicar o motivo de saida de Timbiras nos ultimos anos. Fez quatão de deicar bem claro que o seu nome estar o disposição e que vai definir sua candidatura é uma pesquisa eleitoral.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Timbiras realizará sua Conferencia de Juventude no dia 16 de julho.

Hoje pela manhã a Comissão de Organização da Conferencia Municipal de Juventude, se reuniu para definir data de realização da Conferencia Municipal; pauta da Conferencia; orçamento e outros assuntos pertinentes a pasta. Logo em seguida os Membros da Comissão foram até o Gabinete do Prefeito e apresentaram o que ficou definido, sendo aprovado de imediato todos os atos da comissão. Ficou Definido que Timbiras realizará sua Conferencia dia 16 de julho de 2011, com local a definir.
A coordenção de Articulação e Comunicção estar providenciando carro pra trazer o juventude da zona rural, ficou ainda definido que a COM se reunirá no próximo sabado, às 15:00 para definir os ultimos detalhes para realização da Comferencia Municipal de Juventude.

Composição da COM:
Leondas Junior - Coodenador Executivo; Alex Rocha e Jackeline Costa - Coodenação de Temática e Relatoria; representantes da Câmara de Vereador Gilcimar Rocha e Hildenilson - Coordenação de Articulação e Mobilização e Jõao Batista e Elisangela Costa - Coordenação de Comunicação.
Estiveram presente na reunião o Conselheiro Estadual e Municipal de Juuventude Daniel Gleyson e o Representante do Colegiado do FEJMA da Região Leste - Franklin Oliveira, ambos estão acompanhando e orientando os trabalhos da Comissão Organizadora Municipal da Conferencia.

Os jovens prometem realizar um grande evento, nos próximos dias estaremos publicando a programação completa da II Comferencia Municipal de Juventude de Timbiras.

terça-feira, 5 de julho de 2011

TSE aprova calendário Eleitoral de 2012

Para participar das eleições, os partidos deverão fazer o registro no Tribunal até o próximo dia 7 de outubro

O calendário das eleições de 2012 para prefeito, vice-prefeito e vereador em todos os municípios brasileiros foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão da última terça-feira. As normas são praticamente as mesmas estabelecidas para as eleições passadas, apenas com a adequação dos prazos em função da data das eleições.

No próximo ano, as eleições serão no dia 7 de outubro em primeiro turno e no dia 28 em segundo turno de votação, onde for preciso. Portanto, até 7 de outubro de 2011, um ano antes do pleito, os partidos que desejarem participar das eleições devem estar registrados no TSE. O mesmo prazo é exigido para filiação partidária e domicílio eleitoral dos candidatos.

Proibição

Também foi mantida, para o dia primeiro de janeiro, a data a partir da qual os institutos de pesquisas são obrigados a registrar os levantamentos que fizerem para divulgação. A partir do primeiro dia do ano das eleições, a Administração Pública fica proibida de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente, a não ser em situações excepcionais.

Em 2012, o alistamento eleitoral será encerrado no dia 9 de maio e não no dia 5, como ocorreu em 2010. As convenções partidárias para escolha de candidatos e homologação de coligações foram mantidas para dez a 30 de junho.

Quanto aos pedidos de registro de candidaturas, foi preservado o prazo até o dia 5 de julho, devendo, no dia seguinte, começar a campanha mediante comícios e distribuição de material de propaganda e, até mesmo, na internet, desde que se trate de propaganda paga. Os pedidos de registro das candidaturas poderão ser impugnados até o dia 18 de julho.

A propaganda eleitoral gratuita será iniciada no dia 21 de agosto e encerrada no dia 4 de outubro. Também no dia 4, será encerrado o prazo para propaganda mediante reuniões públicas ou comícios, bem como para a realização de debates no rádio e na televisão.

No dia 5 de outubro, terminará o prazo para divulgação de propaganda paga em jornal impresso e, no dia 6, para propaganda mediante alto-falantes ou amplificadores de som, bem como para distribuição de material gráfico e promoção de carreatas. Para os candidatos que forem disputar o segundo turno de votação, a propaganda começa no dia 8 de outubro, sendo a propaganda no rádio e na televisão do dia 13 ao dia 26.

As prestações de contas parciais, para divulgação na internet, devem ser apresentadas pelos candidatos, à Justiça Eleitoral, nos dias 6 de agosto e 6 de setembro. Em 6 de novembro, terminará o prazo para os candidatos e partidos entregarem a prestação geral das contas da campanha, exceto os que disputarem o segundo turno. Para estes, o prazo terminará no dia 27 de novembro.

As informações sobre o calendário das eleições de 2012 foram divulgadas no portal do TSE, mas o inteiro teor da resolução com os prazos do Calendário Eleitoral, até ontem, não havia sido disponibilizado. Para as eleições de 2010, a resolução do Calendário Eleitoral foi aprovada no dia 7 de agosto de 2009 e sofreu duas alterações, sendo uma delas no dia 4 de março de 2010 e a outra no dia 15 de abril do mesmo ano.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Timbiras – Embate entre vereadores pode marcar última sessão

A sessão de daqui a pouco, na Câmara de Timbiras, pode surpreender muita gente. Possivelmente vai rolar um embate entre os vereadores Mixirico, da base aliada à Nonato Pessoa, e Manoel Rocha, da oposição.

Na sessão anterior, Mixirico pediu a mudança de uma calçada, no bairro São Sebastião, que segundo o próprio, estaria causando acidentes de trânsito e poderia ser removida sem maiores prejuízos aos proprietários do imóvel. Fora criticado por Manoel Rocha pelo requerimento e o parlamentar não gostou.

Uma resposta pensada e à altura poderá surgir na hoje, 4, na sessão das quatro horas Câmara ainda não entrou de recesso.

Quem curte as sessões mais quentes, pode gostar do que vai ver em mais um embate político de dois dos mais polêmicos vereadores de Timbiras.

este blog estará acompanhando tudo de pertinho, é aguardar.

domingo, 3 de julho de 2011

Comissão define resoluções e recomendação para etapas preparatórias da 2ª Conferência Nacional de Juventude


Na última quinta-feira (30 de junho), a Comissão Organizadora da 2ª Conferência Nacional de Juventude se reuniu para discutir as etapas preparatórias do evento, iniciadas em todo o país. Ao final do encontro, o grupo aprovou seis resoluções e uma recomendação relacionada a essas etapas, que antecedem o encontro nacional, agendada para o período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília.

A coordenadora da Comissão, Angela Guimaraes, iniciou a reunião ressaltando o êxito do trabalho dos integrantes da CON, que foram aos estados articular com os gestores a publicação dos decretos e convocação das etapas estaduais. O esforço rendeu bons resultados e o grupo já registrou um total de 24 decretos publicados.

Uma das resoluções aprovadas discipllina as conferências territoriais, reconhecendo os Territórios da Cidadania e de Identidade como espaços representativos do público jovem e das políticas públicas georreferenciadas. Em uma outra, a Comissão amplia os prazo de convocação e realização das etapas municipais, tendo em vista as férias do mês de julho. A convocação, que terminaria em 1º de julho, foi estendida para o 1º de agosto. a data de realização das conferências, passou de 31 de agosto para 18 de setembro.

Vale destacar, ainda, a recomendação assinada pela Comissão em relação ao direitos à acessibilidade, que deve ser assegurado pelos gestores nas etapas estaduais, municipais, regionais, territoriais e livres.