quinta-feira, 7 de outubro de 2010

OGX vai procurar petróleo em mais oito municípios do MA

SÃO LUÍS - Mais oito municípios maranhenses que integram a Bacia do Parnaíba (terrestre) terão pesquisas sísmicas realizadas pela OGX Petróleo e Gás. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) emitiu licenças de instalação e de operação para que a empresa do empresário Eike Batista amplie as atividades em busca por petróleo e gás natural na região.

De acordo com comunicado publicado pela OGX em jornal local, as licenças autorizam a empresa a realizar pesquisas sísmicas em seis blocos, abrangendo o espaço territorial dos municípios de Lago da Pedra, Lago do Junco, São Luís Gonzaga, Lago dos Rodrigues, Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande e Poção de Pedras.

Com a descoberta de gás natural no município de Capinzal do Norte, cuja reserva é estimada de 10 a 15 trilhões de pés cúbicos, o Maranhão apresenta potencial para ser um dos maiores produtores de gás no mundo. Se confirmada a expectativa, o volume corresponderá a quase metade das reservas de gás da Bolívia, que, de acordo com o governo boliviano, somam aproximadamente 19 trilhões de pés cúbicos. Diante dessa projeção, a OGX intensificou os investimentos na região, com perspectiva de encontrar, também, petróleo.

De acordo com dados da Secretaria de Estado Extraordinária de Minas e Energia (Seme), a perspectiva é de que a reserva de gás natural em Capinzal do Norte represente 25% da produção nacional, que hoje é de 60 milhões de metros cúbicos por dia. “Capinzal já está sendo considerado o Pré-Sal do gás”, afirmou o secretário de Estado de Minas e Energia, Israel Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário