quinta-feira, 13 de maio de 2010

13 de maio - Abolição da Escravatura

Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil.

Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos.Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.

TIMBIRAS

E em Timbiras alguns jovens se reuniram em praça publica para refletir e questionar algumas ações que são tomadas pelas autoridades timbirenses ( fotos ). O evento foi realizado na manhã desta quinta - feira, na praça Benedito Alvim, lideranças jovens marcaram presença; Daniel do FORESTTIM, Leondas Junior Coordenador de Juventude, Celinalda Silva Presidente do COMJOVEM, Domingos Roberto Secretario do FOMJUT entre outos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário