quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Em reunião histórica, Câmara Municipal aprova criação de Secretaria Municipal de Juventude de Coroatá



Por unanimidade dos vereadores presentes à sessão da última sexta-feira (05) no plenário da Câmara Municipal de Coroatá, foi aprovado sem emendas ou ressalvas, o Projeto de Lei do Executivo que dispõe sobre a criação da Secretaria e do Conselho Municipal de Juventude de Coroatá. Essa foi a primeira sessão plenária do segundo semestre.

O Projeto de Lei, enviado semana passada pelo Prefeito Luís da Amovelar, além de materializar uma de suas propostas de sua reeleição (2008), saldou uma dívida histórica de sucessivos governos municipais com tão importante e relevante segmento: a Juventude.
“Nosso Governo teve, tem e terá até o último dia do nosso mandato, as portas sempre abertas para a Juventude e todos os segmentos organizados da sociedade. Fico feliz em poder realizar um compromisso que pactuamos em 2008, e em ver a Juventude cada vez mais organizada” declarou o Prefeito Luís da Amovelar de São Luís, onde cumpria extensa agenda institucional.

Segundo o trâmite legislativo da Câmara Municipal de Coroatá, o Projeto de Lei deveria iniciar na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, onde seria apreciado, antes de ir a plenário. Entretanto, o vereador Cássio Reis, líder do bloco governista, atendendo uma solicitação dos movimentos juvenis organizados e, conforme as disposições do Regimento Interno da Casa, protocolou na Mesa da Câmara um pedido de “Urgência Urgentíssima” para o Projeto de Lei, justificando para tanto que o referido Projeto fora redigido com a participação de movimentos organizados e com enorme rigor jurídico, o que, aliado à importância e a necessidade de regulamentação da Secretaria e do Conselho até a realização da 2ª Conferência Municipal de Juventude, que se realizará próximo dia 13, deveria ser apreciado diretamente pelo Plenário, sem necessidade que fosse para a CCJ. A solicitação do vereador foi prontamente acatada pelos vereadores presentes.


Com o pedido de urgência aprovado, passou-se então à votação da matéria. Por unanimidade dos vereadores presentes a matéria foi aprovada, para intensa alegria dos pouco mais de cem jovens que acompanharam a votação da galeria. Toda a votação e comemoração do resultado foram acompanhadas com fogos.
Compareceram à sessão os vereadores Cássio Reis (PDT), Gilmar Arruda (PRB), Zé Filho (PSB), Junior Buhatem (PMDB), Marcos Conceição (DEM), Maria de Lourdes (PDT), Raimundo Diogo (PT) e Sebastião Araújo (PT).
Todos os vereadores presentes, sem exceção, explicitaram apoio à criação da Secretaria.

“A Juventude não está aqui pedindo favor a ninguém, está exigindo o que lhes é de direito: que na estrutura do município tenha uma pasta específica que trate dos problemas e articule ações específicas para o segmento” disparou o vereador Ciba, Presidente da Casa.
Junior Buhatem e Marcos Conceição, embora de oposição, usaram a tribuna da Câmara e garantiram que nunca se manifestariam contrários aos interesses da população, classificando ainda a proposta do Executivo como salutar para que o município funcione melhor.
Várias lideranças juvenis acompanharam a votação. Saddam Hussein Nunes, classificou o momento como “importante conquista juvenil”. “A criação da Secretaria Municipal de Juventude é fruto de anos de muito trabalho e intensa dedicação juvenil que sempre visou assegurar direitos. Ao garantir a criação da Secretaria de Juventude, Coroatá evidencia que não está na contra-mão da História e que seus jovens são prioridade” finalizou.
Vibrante com o resultado, Erinaldo Rodrigues, atual coordenador de juventude do município, destacou que dá um grande passo para a implementação de Políticas Públicas de Juventude. “Em um momento em que as Políticas Públicas de Juventude são crescentes, em que a Presidente da República e a Governadora do nosso Estado elegem a juventude como prioridade, vemos que Coroatá caminha para também se consolidar dentre os municípios maranhenses como cidade avançado em termos juvenis” assegurou.
Participaram das articulações as lideranças juvenis Jociel Fernandes, Cici Almeida, Clenildo Freitas, entre outros.
Agora, a Lei aprovada, segue para ser sancionada pelo Prefeito.

CAFÉ DA MANHÃ


Antes da sessão plenária, inúmeras lideranças juvenis participaram de um café da manhã oferecido pela Coordenação Municipal de Juventude, no Centro Educacional “João XXIII”, onde se reuniram para juntos se dirigirem a sessão plenária na Câmara Municipal.
Representando o Prefeito Luís da Amovelar, o Vice - Prefeito de Coroatá, Domingos Alberto (PT), compareceu ao café da manhã. Na presença de alguns vereadores e lideranças, Domingos pediu o apoio da bancada para aprovar a matéria, enfatizando a necessidade do município em criar mecanismos que acompanhem as políticas públicas das esferas Federal e Estadual. “Com o apoio dos vereadores, Coroatá dará um grande passo à frente de dezenas de municípios maranhenses ao assegurar ao jovem uma ligação direta com o executivo” enfatizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário