terça-feira, 1 de dezembro de 2009

FORESTTIM, apresenta projeto de lei na Câmara de Vereadores de Timbiras

Na tarde desta terça-feira dia 01 de dezembro de 2009, o presidente do grupo FORESTTIM, apresentou a Câmara de Vereadores de Timbiras um projeto de lei que institue feriado municipal de 20 de novembro, dia da Conciência Negra, com a seguinte fundamentação:O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado, no Brasil, em 20 de novembro.

A luta pela igualdade racial não decorre da suposta desigualdade entre as pessoas em razão da cor da pele, como defendiam outrora os que pretendiam explorar o trabalho escravo das pessoas ditas superiores. Essa questão está superada, pois hoje está provado cientificamente que os seres humanos pertencem a uma só raça.

Trata-se na verdade de um esforço no sentido de reverter o quadro de inferidade das pessoas de cor, que majoritariamente integram as classes sociais mais baixas, tem baixo índice de escolarização e oportunidade de trabalho em postos que exigem qualificação profissional, além de ter menor participação na formação dos quadros superiores do Estado.

Se todas as pessoas são iguais em direitos deve o Estado garantir que essa igualdade se torne realidade na vida delas, combatendo as desigualdades sociais, mediante políticas de promoção da chamada igualdade material. O sistema de cotas nas Universidades Públicas e bolsas nas Faculdades particulares é exemplo importante.

Mas não basta isso. É importante também induzir a sociedade a refletir sobre essa chaga moral que, em pleno Século XXI da era Cristã ainda envergonha as pessoas que tem sensibilidade social.

A instituição do feriado municipal tem um simbolismo muito importante. Quando a sociedade, por força da lei, em vez de ir para o trabalho, tratar de negócios ou cuidar de qualquer dessas coisas que se faz durante a semana para, puder ir à missa, ao culto, ao encontro social onde a temática seja tratada naturalmente passará a compreender melhor o significado dessa luta.

No Brasil já existem oito unidades da federação e 757 municípios que instituíram, através de lei, o feriado em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. Está na hora de os timbirenses também entrarem nessa estatística, demonstrando seu compromisso que a justiça e a paz social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário