sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Timbiras comemora a Semana da Juventude



Durante os dias 24 e 25 de Outubro a Coordenação Municipal de Juventude, juntamente com o FORESTTIM, Associação Arco Íris, Igreja Shallon, Grupo Teatral Timbirense - GTT e Comunidade Fonte de Vida. Comemorarão a Semana da Juventude com uma oficina de teatro (fotos ao lado). A oficina foi ministrado pelo integrante do grupo CIA Perigrinação de São Luis, Michel Grugel. O resultado da oficina culminou numa grande apresentação na praça do Coreto, Centro de Timbiras.(fotos).



As apresentações chamaram a atenção da comunidade em geral, que vieram prestigiar de perto o resultado das oficinas. projetos iguais a esses que vem buscando a atenção dos jovens e através do teatro pretendemos tirar ou evitar que os jovens usem drogas, tendo esse mesmo pensamento foi que a PLAN doou 13.000 mil reais ao grupo foresttim para desenvolver atividades de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes atraves das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC's.


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MPF no Ceará vai pedir anulação do Enem

FORTALEZA - O Ministério Público Federal no Ceará vai recomendar ao MEC que anule o Enem 2011 em todo o País após a revelação de um suposto simulado do Colégio Christus, de Fortaleza, com questões idênticas às do exame, aplicado no fim de semana.

O procurador da República Oscar Costa Filho soube do caso por meio de estudantes cearenses, que procuraram o MPF para denunciar o suposto vazamento da prova.

'É necessário que se imponha, de uma vez, a constitucionalidade no Enem, o que significa o direito de candidatos que se sentirem prejudicados recorrer', diz Costa Filho. Para ele, houve vazamento de provas do exame.

O MEC já acionou a Polícia Federal para apurar o caso e, por isso, o procurador não vê a necessidade de recorrer à Justiça. Mas Costa Filho diz que há provas constituídas para determinar a irregularidade que, segundo ele, não é mais pontual e atinge todos os candidatos inscritos no País.

O Colégio Christus informou que vai soltar nota à imprensa nesta quarta-feira. Pelo Twitter, afirmou: 'Não houve qualquer ato deliberado por parte da escola no sentido que estão dizendo'. No Facebook, postou ontem à noite a seguinte mensagem: '[u]ma Instituição de Ensino que tenha profundo conhecimento da TRI - Teoria da Resposta ao Item - e possua vasto banco de questões fornecidas por professores, por ex-alunos e pela conversão de questões do estilo clássico para estilo ENEM poderá ter boa margem de acertos nas avaliações do ENEM e em outros vestibulares. O Colégio Christus, há vários anos, tem registrado altos índices de acertos em questões de vestibulares, o que é de conhecimento de todos'.

Para Costa Filho, houve quebra de igualdade na disputa. Ele ressalta o fato de as questões serem idênticas. 'São indícios de que houve, sim, vazamento.' Segundo o procurador, o episódio comprova o que havia afirmado ao Estado em entrevista na sexta-feira, véspera da aplicação do exame. 'O Enem é um estelionato intelectual', disse.

domingo, 23 de outubro de 2011

Timbiras - Caçador encontra um corpo no povoado Almas Sozinha

Na manhã de ontem dia 22 de outubro, foi encontrado um corpo de um homem no povoado Almas Sozinhas à 3km da sede, Município de Timbiras, o corpo foi encontrado por caçador que passava por lá. - Vinha descendo do Febrú quando sentir um mau cheiro no meio do caminho, me aproximei e vi que um corpo de uma pessoa que estava de bermuda vermelha, parecia que alguém tirou o couro do rosto dele, estava irreconhecível, os urubus já estavam em cima dele, aí logo corri para a estrada onde ia passando um rapaz, chamei ele pra mostrar aí depois ele foi chamar a policia, disse o caçador.

A policia informou que o corpo tia dois tiros um na altura do peito e outro na cabeça, provavelmente crime por encomenda, enterraram o corpo a li mesmo, pois já esta em estado de decomposição.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

TJ aprova perda de delegação de cartório de Timbiras


Os cartorários titulares Léa Nunes de Melo e Alvim e Luís Antônio Nunes de Melo e Alvim (mãe e filho) perderam a delegação do cartório de Timbiras (a 309 km de São Luís), segundo decisão unânime do Tribunal de Justiça, nesta quarta-feira, 19, que acompanhou o voto do corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, relator da matéria. “Na serventia de Timbiras era fácil encontrar registros de nascimento nos espaços em branco dos registros de casamento”, informou o relator aos desembargadores.

Guerreiro Júnior afastou os titulares da serventia, em abril de 2010, após a Polícia Federal detectar e apreender 1.484 documentos fraudados, em maioria registros de nascimento. Desde essa época ambos passaram a responder a Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

A Comissão Processante da CGJ mencionava a descoberta de indícios de que títulos eleitorais teriam sido requeridos a partir de certidões de nascimento irregulares (inexistentes ou ilegais). Nos livros submetidos à perícia foram encontrados registros e números de páginas adulterados, enxertos e caligrafia divergente.

O relatório que fundamentou o afastamento dos cartorários apontava: as irregularidades serventia eram visíveis em janeiro de 1980, quando a titular recebeu o cartório da escrevente juramentada Maria do Livramento Teixeira Mendes. “A serventuária deixou transcorrer as atividades registrais e notarias sem ao menos informar tais irregularidades encontradas no seu cartório”, observou a comissão.

Em setembro de 1985 a adquirente registrou uma averbação de casamento em termo de nascimento irregular, sendo lavrada na capa de termo de abertura feita originalmente em janeiro de 1965.

Em outubro de 2010, a Corregedoria Geral da Justiça decidiu manter sob intervenção o cartório de ofício único de Timbiras. O corregedor Guerreiro Júnior prorrogou a medida a pedido de Comissão Processante da CGJ.

.
Corregedoria Geral da Justiça
Assessoria de Comunicação
asscom_cgj@tjma.jus.br

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Secretário diz que já resolveu falta de merenda constatada por Promotor de Justiça de Timbiras



O promotor de Justiça, Edilson Santana, da comarca de Timbiras, esteve na semana passada visitando, pessoalmente, os povoados Boqueirão, Socó, Mamorana, Cana Fístola, Macaquinho, Chapada do Outeiro e Alegria.
Ao blog do Acélio disse ter constatado falta de merenda escolar.
“Eu estive em contato com os professores e diretores das escolas e encontrei deficiências graves como falta de alimentação escolar e dificuldades assim – onde nós encontramos alimentação escolar foi porque o próprio professor apanhou e levou pra escola porque apesar de ter uma decisão judicial obrigando o município a manter a regularidade da distribuição, a distribuição não estava feita”, afirmou o promotor.


PRÉDIOS E SANITÁRIOS


Outro problema relatado tem a ver com as condições dos prédios escolares visitados, claro, onde eles existem.
“Encontrei também, a maioria dessas localidades não tem prédio e onde tem prédio não tem instalação sanitária”, disse
Edilson Santana esclareceu que fez a visita para fundamentar uma ação que o MPE vai apresentar à Justiça pedindo cumprimento de sentença judicial, uma vez que o município já foi condenado a manter a regularidade do fornecimento de merenda escolar.
“Estamos fazendo este levantamento para fundamentar pedido de cumprimento de sentença, a sentença que determina a manutenção da política de alimentação escolar. Apesar de ter sido condenado eu tive a tristeza de constatar o descumprimento da ordem judicial”, disse


SECRETÁRIO EXPLICA


O blog do acelio se encontrou com o secretário de educação de Timbiras, Antonio Carlos, por ocasião da feira do Território dos Cocais. Falando sobre o assunto, explicou que houve apenas uma consciência entre a visita do promotor aos povoados e a falta momentânea de abastecimento.
Antonio Carlos disse que o problema já foi resolvido, todos as localidades citadas já foram abastecidas com merenda escolar. A demora se dar em função da falta de transporte em quantidade suficiente para fazer o atendimento de maneira mais rápida.


do blog do Acelio.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Câmara aprova Estatuto da Juventude

Estatuto da juventude


O Plenário aprovou, nesta quarta-feira, o Projeto de Lei 4529/04, que institui o Estatuto da Juventude, com princípios e diretrizes para o Poder Público criar e organizar políticas para essa idade, considerada pelo texto como a faixa de 15 a 29 anos. A matéria, aprovada na forma de um substitutivo, em votação simbólica, será enviada para análise do Senado.


A autoria do projeto é da comissão especial de políticas públicas para a juventude. No acordo feito antes da votação, a relatora Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) ajustou o texto sobre a inclusão de temas relacionados à sexualidade nos currículos escolares.


A relatora manteve o combate a todas as formas de discriminação, assim como o respeito às crenças. “Pela primeira vez, produzimos um acordo que garante os direitos para a comunidade LGBT e também a liberdade de credo tão aclamada e exigida pelos evangélicos. Agradeço a todos os deputados que participaram da construção desse acordo”, disse a relatora.


TransporteOutro ponto alterado se refere ao transporte de estudantes. Em vez de prever o direito ao transporte gratuito, o texto aprovado diz que os programas suplementares de transporte escolar serão progressivamente estendidos aos jovens estudantes de todos os níveis educacionais, no campo e na cidade.


Já o desconto de 50% nas passagens intermunicipais e interestaduais deverá obedecer às legislações federal, estaduais e municipais. Nos dois casos, os recursos para o subsídio deverão ser suportados, preferencialmente, com dotações orçamentárias específicas.
Para melhorar o ensino, Manuela d´Ávila incluiu como prioridade do Poder Público a universalização da educação em tempo integral.


O presidente da Câmara, Marco Maia, elogiou a aprovação do estatuto, que já tramita há mais de sete anos na Casa. Para ele, haverá um avanço no tratamento que o Brasil deve dar à juventude nos próximos anos. Ele ressaltou que a proposta estabelece políticas claras e concretas de atuação das entidades públicas.


O deputado Domingos Neto (PSB-CE), que é presidente da Frente Parlamentar da Juventude, destacou o acordo feito com a Frente Parlamentar Evangélica que permitiu a aprovação do projeto. "Tivemos a oportunidade de, depois de sete anos tramitando nesta Casa, ver o extraordinário trabalho da deputada Manuela d'Ávila que, em conjunto com a Frente Parlamentar da Juventude, conseguiu uma vitória histórica para o País", afirmou.


BebidasEm seu substitutivo, Manuela d´Ávila também atendeu a apelo do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) para manter no texto a proibição de propagandas de bebidas com qualquer teor alcoólico quando esta tiver a participação de jovem menor de 18 anos.


Esse tópico faz parte dos direitos de atenção à saúde, cuja política deverá ter como uma das diretrizes a garantia de inclusão do tema no currículo escolar.


Entre os assuntos que deverão ser tratados pelos professores, destacam-se os relativos ao consumo de álcool, drogas, às doenças sexualmente transmissíveis, ao planejamento familiar e ao impacto da gravidez, seja planejada ou não.


Quanto ao desporto, o texto determina que as escolas com mais de 200 alunos, ou conjunto de escolas que agreguem esse número, deverão buscar um local apropriado para a prática de atividades poliesportivas.


A deputada Manuela, na época do debate na comissão especial, abriu uma comunidade virtual no e-Democracia para receber contribuições da sociedade. Algumas delas foram acatadas e acrescentadas ao texto do substitutivo aprovado no Plenário.* Matéria atualizada às 16h11 de 06/10/2011.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Weverton Rocha toma posse na Câmara de Deputados Federais



Tomou posse na Câmara dos Deputados, no início da noite de hoje (4), o pedetista Weverton Rocha Marques de Sousa, representante legítimo da juventude do Maranhão.
Primeiro suplente da coligação PSDB-PDT-PTC, Weverton Rocha foi Secretário de Esporte e Juventude no governo Jackson Lago, destacando-se pelo trabalho desenvolvido na área de juventude.
Em 2010 foi candidato a deputado federal alcançado a marca de mais de 47 mil votos em todo o Estado ,sendo o candidato mais votado do PDT e assim ficando na 1° suplência para assumir uma vaga no Congresso Nacional. Ultimamente desempenhava funções na assessoria especial do MTE, Ministério do Trabalho e Emprego.